Abertura da programação da Semana FENASUCRO & AGROCANA TRENDS

19/08/2020
Abertura da programação da Semana FENASUCRO & AGROCANA TRENDS

Ao analisar o webinar que abordou o tema: "Tendências para o Setor Sucroenergético – as novas perspectivas que levarão o Setor a um novo patamar", que abriu a programação da Semana FENASUCRO & AGROCANA TRENDS, realizado na manhã de hoje, 18, o Presidente o CEISE Br, Luís Carlos Júnior Jorge, ressaltou importância da FENASUCRO & AGROCANA para o setor de biocombustíveis. Para Junior, a maior feira do setor de bioenergia do mundo, cuja edição deste ano foi adiada para 2021, é um evento que reúne desenvolvedores de tecnologias, máquinas e equipamentos que aprimoram, cada vez mais, a produção de energia limpa e sustentável. “Para nós do CEISE Br é até triste, depois de 28 anos não receber aqui os expositores e o público altamente qualificado que frequenta a FENASUCRO.

No entanto, é necessário entender o momento é inusitado, diferente e perigoso, em razão da pandemia mundial da Covid – 19, por isso, em respeito e atenção aos a todos, estamos trazendo o conteúdo técnico que normalmente realizamos nos auditórios da feira, por meio de webinários, trazendo informações, atualizações e novos conhecimentos sobre os impactos da tecnologia para este mercado”, comentou.

“Na programação que da SEMANA FENASUCRO, vamos tratar também sobre a retomada de investimentos em Bioeletricidade e Biogás e, claro, sobre as tendências e perspectivas para o setor sucroenergético”, concluiu.

Moderado pelo diretor da FENASUCRO & AGROCANA, Paulo Montabone, o evento online contou com a participação de Marcos Montes – Secretário Executivo, que acompanhado de César Halum – Secretário de Política Agrícola e Cid Caldas – Coordenador Geral de Cana de Açúcar e Agroenergia, representaram a Ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Montes ressaltou o trabalho do Ministério ao dizer que “a Ministra tem feito um esforço hercúleo para mostrar ao mundo inteiro a nossa defesa ambiental junto com a produção”. Evidenciou a importância do código florestal brasileiro e alertou que o país precisa se debruçar sobre a questão da segurança jurídica para trazer investidores para o país. “O código florestal é uma peça valiosíssima pra nossa preservação ambiental. Nós temos que colocá-lo em prática”, disse o secretário.

Evandro Gussi, presidente da ÚNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar – entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, destacou que o Brasil “fez ver ao mundo, este biocombustível (etanol) avançado, como é reconhecido mundo afora, com tantas aplicações como a gente está vendo. “agente (Brasil) se transformou num redutor natural de carbono”.

Representando a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, o Deputado Federal Arnaldo Jardim, presidente da frente, ressaltou o trabalho das frentes parlamentares ligadas ao setor para ampliar as condições de investimento em infraestrutura. “pro setor, isso é muito importante, porque o setor ainda tem muitos desafios de logísticas, muito significativos”, observou.

Jardim ainda destacou a preocupação com relação a importação de etanol. Nós achamos que essa exceção que foi feita, que se encerra agora dia 31 de agosto, nós não devemos renovar a isenção, à exceção para o etano americano, a menos que que isso venha no contexto de uma negociação. Nós abrimos aqui, eles abrem lá” ponderou.

O Parlamentar também chamou à atenção para a reunião do CNPE – Conselho Nacional de Política Energética, que irá discutir o corte das metas de descabornização e ressaltou que o país “tem condições de produzir Cbios, produzir combustíveis numa escala muito mais positiva do que o cenário tratado anteriormente”, disse.

As reformas tributárias e administrativas, também foram objeto de comentário do Deputado Jardim. “nós precisamos driblar uma pressão que vem sobre o setor agro na reforma tributária”, alertou.

Prefeito de Sertãozinho/SP, cidade que sedia a realização da FENASUCRO, Zezinho Gimenez chamou a atenção que “hoje, a palavra mais importante no mundo é “Bio”, que é a vida”. O alcaide lamentou a não realização da feira de forma tradicional, “isso para o município financeiramente é um prejuízo muito grande, mas nós entendemos”, destacou Gimenez.

Conhecedor do setor, o Prefeito registrou que “onde tem cana-de-açúcar, tem vida”. “nós temos que mostrar para o mundo, a força que nós temos, não só como combustível, essa coisa importante de proteger a vida” finalizou.

Os representantes da DATAGRO, Guilherme e Plínio Nastari, fizeram uma ampla explanação do segmento sucroenergético, avaliando que o setor hoje vive momento positivo por conta de preços de açúcar e etanol e “uma perspectiva que traz uma valorização do etanol por suas características ambientais, de redução de poluição e capacidade de valorização potencial do produto pela população, porque o etanol está se mostrando como a ferramenta mais rápida para controle de poluentes locais”, ponderou Plínio Nastari.

Plínio Nastari ressalta que os biocombustíveis não emitem material particulado, e é isso que com que a cidade de São Paulo, com mais de vinte milhões de habitantes seja classificada como a 879 cidade em termos de poluição no mundo, com índices de material particulado de somente 16 microns por metro cúbico, contra médias nas cidades mais poluídas de 140 com picos de mais de 1.000 microns por metro cúbico, isso sem falar no impacto do aquecimento global”, enfatizou.

Observou também Nastari, que hoje, “a preocupação é com saúde e meio ambiente e é o que este setor oferece de forma cada vez mais eficiente, com a diversificação estimulada pelo Renovabio que entra em pleno vigor este ano.

HOMENAGEM.

Mesmo com o evento sendo realizado online, os organizadores da FENASUCRO & AGROCANA, CEISE Br e Reed Alcântara Machado, promoveram homenagem ao Presidente da DATAGRO, Plínio Nastari. Um reconhecimento por sua grande e histórica contribuição para com o setor, desde a criação do primeiro projeto brasileiro, o PROÁLCOOL. Momento de comoção e emoção dos participantes do webinar.

A programação da semana FENASUCRO & AGROCANA TRENDS continua nos dias 19 e 20 e pode ser acessada em www.fenasucro.com.br