Apoie o Museu da Cana destinando seu imposto de renda

06/12/2017
Apoie o Museu da Cana destinando seu imposto de renda

Em nome de toda a equipe do Museu da Cana recorremos ao pedido de apoio urgente, para fecharmos nosso ano de 2017, para todas as empresas e pessoas que desejam a continuidade do Museu da Cana, contribuindo por meio de aporte do saldo remanescente de IR apurado ou por outros recursos disponíveis. Sendo importante esclarecer que para pessoas físicas e pessoas jurídicas com regime por lucro real o valor destinado ao Museu da Cana será deduzido integralmente do pagamento de imposto de renda ou como desconto no imposto a ser pago, ou então restituição integral do valor destinado ao Museu.  

Estamos em busca de novos aportes, pessoa física ou jurídica, para fecharmos despesas diversas de manutenção do espaço e as folhas de pagamentos de nossa equipe dos dois últimos meses do ano, cujo quadro de funcionários é bastante enxuto (8 pessoas), mas capacitados para manter a organização, limpeza, segurança e acolhimento dos visitantes, numa área rural de 13 hectares.  

Para quem não conhece ainda o Museu ele está situado em área rural entre Pontal e Sertãozinho (SP) na edificação do antigo Engenho Central, complexo arquitetônico inglês construído no final do século XIX, preservado integralmente e se destacando em meio ao campo da lavoura de cana.  

Possui um rico acervo com mais de 30.000 itens recolhidos e recuperados e uma linha completa de produção de açúcar, com data do final do sec. XIX, montada em sua posição original, intacta e totalmente preservada.  

O Engenho Central é um marco na história da indústria sucroenergética que se instalou em Sertãozinho e sua preservação pelo Museu da Cana tem como papel social resgatar e difundir a memória industrial da cana de açúcar.  

O Museu completa 4 anos em 14 de dezembro e neste período de funcionamento recebeu aproximadamente 120.000 visitantes, destacando o público escolar, sendo importante ressaltar que todas suas atividades são gratuitas.  

Além de atividades culturais, o Museu da Cana realiza curso de capacitação profissionalizante para jovens aprendizes de baixa renda, entre 14 e 17 anos, “Jovens Aprendizes do Futuro”, com duração igual ao ano letivo. Uma parceria com o SENAR, ação que faz a diferença na qualidade de vida desses jovens, que por meio de conhecimentos práticos e teóricos na lida com a terra para a cultura de hortaliças e de animais domésticos podem vislumbrar uma atividade profissional, como autônomos ou empregados.  

O Museu é mantido com recursos captados junto a empresas e pessoas físicas pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, sendo que, o ano de 2017 foi particularmente o mais difícil para captação de recursos, mas ainda assim, resistiu até o momento graças aos parceiros e ao empenho da comunidade que reconhece o Museu da Cana como uma referência em toda a região na realização de atividades culturais e educativas oferecidas gratuitamente ao longo de seus quatro anos de funcionamento.  

Solicitamos assim, a possibilidade da destinação de R$ 5.000,00 para manutenção de atividades da instituição, utilizando-se da renúncia fiscal de imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas da parte da União com dedução integral do valor na declaração de renda, tornando-se um “Patrono do Museu da Cana” para os anos de 2017/2018.

 Todas os incentivadores pessoa física e jurídica receberão o reconhecimento público por parte do Museu com divulgação na imprensa e exibição de seus nomes na placa dos patronos do Museu da Cana para os anos de 2017/2018, fixada na instituição, como representantes do Setor Sucroenergético por meio do CEISE Br.  

É muito simples o incentivo a cultura via imposto de renda.  

 

Quem Pode Patrocinar Projetos Culturais pela Lei Rouanet?

Pessoa Jurídica tributadas em lucro real e Pessoa Física.  

Como funciona?

Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica e 6% pela Pessoa Física.    

DADOS PARA DEPÓSITO 
Pronac 164456 – Plano Anual para Manutenção do Museu da Cana 2017 
Banco do Brasil S/A 
Nome: MINC PRONAC 164456 
CNPJ 07.614.458/0001-80 
Ag: 1210-6 
Conta de Captação: 16472-0 

 

Mais Informações: 
Leila Heck 
Gestora do Museu da Cana 
(16) 99733-0987