CEISE Br DEBATE OS Desafios da produção Agroindustrial 2021/2022

25/05/2021
CEISE Br DEBATE OS Desafios da produção Agroindustrial 2021/2022

O aumento exagerado dos preços do aço. Desabastecimento de matéria-prima. Falta de linhas de crédito específicas para o setor. Câmbio desfavorável às indústrias brasileiras. Estes e outros aspectos que afetam a produção foram amplamente debatidos no webinar realizado pelo grupo Visão Agro, sob mediação do CEO Alex Ramos.

A oportunidade, com a participação de Alexandre dos Reis, Vice-Presidente da ABIMAQ – Assciação Brasileira da Indústria e Máquinas e do gerente comercial da indústria TURBIMAQ, Silvio Silas Geraldine, possibilitou ao Vice Presidente do CEISE Br, Milton da Silva Perreira Júnior, externalizar as questões que impactam a produção e o mercado, sobretudo em razão do momento econômico mundial, severamente afetado pela pandemia de cornavirus.

Milton Pereira Júnior apontou que o segmento industrial, especialmente as empresas que trabalham com bens de capital sob encomenta, foram duramente penalizadas em razão do aumento exorbitante dos preços do aço, face à redução da produção e pelo favorecimento das usinas produtoras em exportar o insumo, que é o de maior consumo na indústria de tranformação.

Para minimizar o problema, “estamos trabalhando, CEISE Br, em parceria com o APLA – Arranjo Produtivo Local de Piracicaba e o com o APL Metalmecânico de SOROCABA, com apoio da Frente Parlamentar das Indústrias de Máquinas – FPMaq, por seu presidente, Deputado Victor Lippi (PSDB/SP), no levantamento das variações dos mais diversos tipos de aço, bem como do consumo das empresas nestas regiões, para ações efetivas e diretas com o Ministério da Economia”, ressaltou o dirigente que, em relação à falta de linhas de financiamentos para o setor, explicou que “com o apio do Ministério de Minas e Energia, conseguimos, após varias reuniões, inclusive presencial em Brasília, sensibilizar o BNDES a lançar o BNDES Renovabio. Infelizmente, não foi abrangente como pedimos, atendendo apenas as unidades produtoras de biocombustíveis. Mas continuamos trabalhando para que esta linha seja ampliada para também servir às indústrias fabricantes de máquias e equipamentos para as plantas de biocombustíveis”, concluiu.

O representante do CEISE Br, analisa que o evento foi importante para pontuar as questões que afetam o setor da agroindústria e faz observações que constam do estudo da ABIMAQ (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas), denominado agenda competitividade que, para sair da crise econômica e trazer de volta o crescimento da economia como um todo, será fundamental que equalizar o problema da pandemia, ampliar os investimentos em infraestrutura e reorganizar a economia a partir de uma indústria moderna e desenvolvida.

Também alerta que para retomar o crescimento do PIB requer aumento dos investimentos, uma vez que houve redução importante nos últimos anos, tendo o Brasil ficado com índices muito menores. Pra ser ter uma ideia, entre 1996 e 2019, a taxa de investimento média brasileira alcançou 18% do PIB, enquanto a média mundial, 23,6%. O Brasil ficou longe de países emergentes como China (39%) e Índia (30%), próximo ao conjunto de países da América Latina como Peru (21,1%) e Uruguai (17,2%), mas ainda abaixo do investimento em nações como Honduras (24,8%) e Chile (22,4%), impreterivelmente, colocar estes investimentos no centro das prioridades

Milton Junior faz ainda referência à sondagem da ABIMAQ que aponta que 76% das vendas de máquinas e equipamentos no mercado doméstico ocorrem com recursos próprios, sendo 17% dessas vendas efetuadas com pagamento à vista e concorda que a falta de opções de crédito para financiar máquinas no país piorou com o encarecimento das linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), cujo efeito foi a forte redução do produto FINAME, “por isso, nossa intensificação de esforços para conseguir programas com créditos com condições de taxas e carências adequadas para nosso segmento”, completa.

O debate da Visão Agro está disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=RjXpyrifBWg