CEISE Br e BNDES estabelecem canal para indústrias acessarem linhas de crédito.

20/01/2021
CEISE Br e BNDES estabelecem canal para indústrias acessarem linhas de crédito.

Representante das indústrias de desenvolvimento de tecnologias e fabricação de máquinas e equipamentos para o setor sucroenergético e de biocombustíveis, também realizadora da maior feira de bioenergia do mundo, o CEISE Br, definiu com a superintendência da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES, canal de comunicação para facilitar o acesso dos empresários da cadeia produtiva metalmecânica, às linhas de financiamentos do banco.

Em reunião virtual realizada nesta terça-feira, 19, Luís Carlos Júnior Jorge, Presidente do CEISE Br e Marcos Rossi, Superintendente da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES, com apoio de seus respectivos diretores acordaram que as duas entidades desenvolverão ações conjuntas para divulgar, informar e contribuir para que as indústrias tenham acesso aos programas de financiamentos.

Um cronograma de trabalho será elaborado e divulgado aos associados que terão orientação e assessoria para acessar as linhas de crédito mais adequadas ao perfil ou negócio de cada empresa.

O “acordo de cooperação com o BNDES, acho que podemos até chamar assim, é mais um trabalho do CEISE Br para contribuir com os associados que precisam de financiamentos e muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de estrutura interna, não conseguem nem mesmo elaborar uma proposta, sendo assim prejudicado no mercado onde perde competitividade por falta de investimento”, avalia Júnior Jorge.

Para Marcos Rossi, “esse tipo de ação contribui para dar mais visibilidade aos programas da carteira do BNDES e ainda colabora para melhorar os produtos oferecidos porque recebe informações importantes que ajudam a entender as dificuldades dos empresários ao acesso das linhas ofertadas. Envidaremos os esforços necessários para juntos, atender as demandas das empresas do setor sucroenergético”.

O Empresário e Consultor, Paulo Saraiva, da associada PS7 Consultoria Pesquisa e Inovação, que participou da reunião, lembra que o CEISE Br vem trabalhando há muito tempo para construir esta ponte com o BNDES, inclusive defendendo e incentivando a criação de uma linha específica para o Renovabio. “É um grande avanço a recém criada linha BNDES Renovabio, porque poderá fomentar importantes investimentos em aquisição de máquinas e equipamentos para melhoria da produção de biocombustíveis no Brasil e podemos computar como uma conquista de nossa entidade, embora as condições estabelecidas não sejam as que defendíamos. Mas é um caminho inicial que pode ser melhorado”.

FENASUCRO& AGROCANA

A convite do CEISE Br, Paulo Montabone, representante da Reed Exhibitions, empresa organizadora e realizadora da FENASUCRO & AGROCANA (www.fenasucro.com.br), aproveitou a oportunidade para convidar o BNDES para mais uma vez participar da maior feira de tecnologia, máquinas e equipamentos para o setor de bioenergia do mundo, a ser realizada neste ano de forma híbrida – virtual, ao longo de todo o ano, e presencial no período de 17 a 20 de agosto. “O BNDES sempre foi parceiro da FENASUCRO, contribuindo com palestras e atendimentos aos empresários. Para este ano, queremos ampliar esta atenção aos empresários que visitam o evento e estamos, com a reunião de hoje, tendo uma recepção muito positiva”. Analisa Montabone.

ANEXOS:

Link: FENASUCRO

Link: BNDES Renovabio.