CEISE Br participa de Congresso da UDOP, que vê protagonismo do etanol na transição energética

14/07/2023
CEISE Br participa de Congresso da UDOP, que vê protagonismo do etanol na transição energética

O biocombustível desponta como uma das principais fontes de energia do futuro

 Uma das certezas que ficou evidente durante as palestras e painéis do 16º Congresso Nacional da Bioenergia, da União Nacional da Bioenergia (UDOP), realizado nos dias 5 e 6 de junho, em Araçatuba-SP, é que o etanol será um dos protagonistas deste processo de transição energética pelo qual o mundo está passando.

 Ao longo desses dois dias, estiveram reunidos mais de 1.700 profissionais, dentre especialistas, empresários e entidades expressivas do segmento bioenergético. O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) também participou do evento, sendo representado pela presidente, Rosana Amadeu.

 “É um prazer estar aqui para vivenciar este momento de networking, de conteúdo, de inovação e de tudo o que a gente tem de melhor no setor de bioenergia, essa vivência da transição dos combustíveis fósseis para a nova pegada de combustíveis renováveis, em linha com essa dinâmica dos pilares do ESG, a fim de que a gente possa dar uma contribuição efetiva para o meio ambiente, para o nosso planeta”, ressaltou, na ocasião, Rosana.

 Para Mário Campos, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético – FNS –, a transição já está acontecendo. “O Brasil tem um papel muito importante nesse processo. Não só pelo que já fez, mas pelo que poderá fazer. Quem vai construir esse caminho que está aberto nessa transição somos nós, do setor”, disse.

 Para o presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho, o etanol é a grande fonte mundial de energia do futuro. “Não acredito em carro elétrico. Eu acredito em transformação do etanol em hidrogênio; esse é o futuro do mercado. Precisamos de um apoio mais forte do governo. Não é o preço que vai ditar o consumo entre gasolina e etanol, e sim a necessidade de termos um país, um continente mais limpo. É isso que acho que é importante”, elucidou o executivo.

 Ao longo dos painéis também foram destacadas a importância do etanol de milho, do biogás e do biometano como relevantes matrizes de energia limpa e renovável. Os especialistas presentes no encontro avaliaram que, apesar dos desafios, a safra 2023/24 deverá ser uma boa safra. “O que certamente abrirá muitas possibilidades para os associados do CEISE Br, porque as usinas estão investindo em expansão e em novas tecnologias”, concluiu a presidente do CEISE Br.