CEISE Br reúne-se com lideranças políticas em Brasília

19/07/2023

Gerente-executivo da entidade, Paulo Garefa discutiu a conjuntura do setor e convidou deputados federais, senadores e ministros para prestigiarem a Fenasucro & Agrocana 2023

 

No início de julho, a bioenergia e o setor sucroenergético foram temas muito abordados em gabinetes do Congresso Nacional, em Brasília (DF). O gerente-executivo do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Paulo Garefa, visitou a capital federal para encontros com várias lideranças políticas. Na pauta, a divulgação do trabalho desenvolvido pela entidade, as demandas do setor e um convite para participarem da edição 2023 da Fenasucro & Agrocana - o único evento do mundo exclusivamente voltado à cadeia de bioenergia, que ocorre de 15 a 18 de agosto, em Sertãozinho (SP).

 

Frente Parlamentar do Etanol

Uma das boas notícias que Garefa trouxe de sua viagem à Brasília é a reinstalação da Frente Parlamentar Mista de Valorização do Etanol e do Setor Sucroenergético. Uma iniciativa suprapartidária focada nos interesses e no desenvolvimento de uma atividade econômica tão importante para o país.

Reunindo senadores e deputados federais, a Frente Parlamentar será presidida pelo deputado federal José Vitor Rezende. “Na minha conversa com ele, tivemos a oportunidade de pontuar questões importantes sobre a produção nacional de biocombustíveis”, diz o gerente-executivo do CEISE Br.

A criação da Frente Parlamentar Mista de Valorização do Etanol e do Setor Sucroenergético será anunciada oficialmente na abertura da edição deste ano da Fenasucro & Agrocana, no dia 15 de agosto. Já a sua instalação e o início dos trabalhos ocorrerão na semana seguinte, no dia 22 de agosto.

“Na reunião com o deputado José Vitor Rezende, conversamos sobre vários desafios e oportunidades que serão discutidos pela Frente Parlamentar, como a participação ativa do setor na transição energética do país”, sublinha Garefa. Segundo o deputado federal, cerca de 200 parlamentares subscrevem, até o momento, a proposta de criação desta Frente Parlamentar.

“José Vitor considera que esta iniciativa do Congresso Nacional é muito importante, pois visa defender o setor de biocombustíveis, fonte de energia renovável e limpa e de tanta importância na geração de riqueza e renda em diferentes regiões do Brasil”, frisa Garefa.

 

Convite para a Fenasucro 2023

Na capital federal, Paulo Garefa aproveitou para reunir-se com vários deputados federais e senadores para conversar sobre o setor de bioenergia do país e convidá-los para prestigiarem a Fenasucro & Agrocana 2023.

Inclusive, encaminhou o convite para participar da feira a diferentes ministros de Estado, como o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; e a Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

Também foram convidados para visitar a Fenasucro & Agrocana diferentes órgãos governamentais e os governadores de estados que contam com a presença da agroindústria sucroenergética, como Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo; Ronaldo Caiado, governador de Goiás; e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

Todas as entidades representativas do setor sucroenergético brasileiro foram convidadas para o evento. Além disso, autoridades de entidades do segmento de biocombustíveis e bioenergia receberam o convite, como Julio Minelli, diretor superintendente da Aprobio (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil) e André Nassar, presidente-executivo da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais).

 

China na Fenasucro

A Fenasucro & Agrocana 2023 contará com a presença de empresas chinesas em sua área de exposição. Por isso, Garefa fez questão de se reunir, em Brasília, com o deputado federal Fausto Pinato, que é presidente da Frente Parlamentar Brasil-China.

“O deputado Pinato já confirmou presença na feira, lembrando que o mercado chinês é de muita importância para o Brasil em todos os segmentos, tanto como mercado consumidor, como também por seu patamar tecnológico em diferentes áreas”, conclui Garefa.