MME autoriza ampliação de oferta de energia por termelétricas à biomassa

23/07/2021
MME autoriza ampliação de oferta de energia por termelétricas à biomassa

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira, 23, a portaria que possibilita que o setor sucroenergético disponibilize mais bioeletricidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN) até o fim de 2022. O volume pode chegar a 4,6 mil GWh, suficiente para abastecer mais de 2,4 milhões de residências, e deve ajudar a equilibrar o fornecimento de energia elétrica aos brasileiros em meio à crise hídrica que o país enfrenta.

Em abril, a pedido do MME, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) apresentaram levantamento apontando que centrais movidas a biomassa, principalmente de bagaço de cana, poderiam melhorar o cenário de atual, ofertando energia adicional entre agosto de 2021 e dezembro de 2022 com medidas de incentivo do governo, como uma contratação emergencial para compra da produção extra.

Com a edição da portaria ficam estabelecidas as diretrizes para a oferta adicional de geração de energia elétrica proveniente de usinas termelétricas à biomassa para atendimento ao SIN, o que poderá estimular essa geração estimada inicialmente.

O gerente de bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza, acredita que este é um mecanismo inovador e que ajudará a viabilizar geração extra renovável até o fim desta safra e, sobretudo, planejar excedentes para a safra do ano que vem. “A regulamentação acaba reconhecendo que a biomassa funciona como um seguro, com uma geração não intermitente para o setor elétrico brasileiro e deve ser incentivada para ganhar escala e evitar o ‘stop and go’ que vimos no desenvolvimento dessa fonte renovável nos últimos anos”, avalia.

Fonte: NOVACANA