Presidente do CEISE Br participa do painel de abertura da safra de cana-de-açúcar 21/22

10/03/2021

O evento realizado pelo Santander e DATAGRO, marcou a abertura da Safra de Cana, Açúcar e Etanol 21/22.

Na manhã desta quarta-feira, 10, o painel de abertura com os anfitriões Plínio Nastari - DATAGRO e Mário Opice Leão - Santander, reuniu o Presidente do CEISE Br, Luís Carlos Júnior Jorge, os ministros, Ricardo Salles – Meio Ambiente e Bento Albuquerque - Minas e Energia, deputado federal Arnaldo Jardim, al´me de Joaquim Álvaro Pereira Leite – Secretário da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais, Antônio Duarte Nogueira – Prefeito de Ribeirão Preto, André Rocha – Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Evandro Gussi – Presidente da ÚNICA, Alexandre Andrade – Presidente FEPLANA e Denis Arroyo Alves – Diretor Executivo ORPLANA.

O RenovaBio, política nacional de biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/2017, com objetivo de contribuir para a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil, permitindo o aumento da capacidade de produção e, ao mesmo tempo em que estimulando a competição entre as usinas, foi tema central de todos os participantes.

Para Luís Carlos Junior Jorge, “a indústria de base que desenvolve tecnologias, máquinas e equipamentos para o setor aposta no Renovabio como alavanca para a produção industrial”.

O dirigente lamentou que a pandemia tenha afetado o primeiro ano de vigor do programa, trazendo muitos problemas para a produção industrial. “Sem dúvida, a pandemia foi um grande freio no segmento. Encomendas foram canceladas, outras suspensas e o setor sofreu muito, principalmente em decorrência da alta nos preços de matéria prima, sobretudo o aço e também com a falta de apoio governamental. Quando precisamos de intervenção para minimizar a carga tributária, por exemplo, o que o empresário da indústria recebeu foi o contrário, aumento das taxas de tributos”.

O dirigente destacou a importância do setor na movimentação econômica no país e lembrou que “o Brasil realiza a maior feira de bioenergia do mundo, a FENASUCRO & AGROCANA, evento que, em sua última edição movimentou cerca de 4,1 bi em negócios futuros e este ano, devemos realiza-la no período de 17 a 20 de agosto. Temos o maior evento porque temos as melhores tecnologias e equipamentos. É preciso valorizar a produção industrial nacional. Concluiu Júnior Jorge .