Selo Energia Verde: usinas, consumidores e comercializadores são homenageados na Fenasucro

23/08/2019
Foto: Tiago Morgan
Foto: Tiago Morgan

Usinas produtoras de bioeletricidade, comercializadores de energia elétrica e consumidores no mercado livre de energia foram homenageados ontem (21/08) durante o 9º Seminário sobre Bioeletricidade, promovido pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) e pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA).

 O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas e aconteceu durante a 27ª Feira Internacional da Bioenergia – Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho (SP), a maior feira mundial do setor sucroenergético.

 Os agentes foram homenageados por participarem do Programa de Certificação da Bioeletricidade, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

 As usinas de bioeletricidade participantes do programa obtiveram o Certificado Energia Verde ao longo do ano, por cumprirem requisitos de sustentabilidade e eficiência energética. Já os comercializadores conseguiram o Selo Energia Verde por adquirem energia elétrica das usinas certificadas e os consumidores por adquirirem diretamente bioeletricidade das usinas certificadas ou através de comercializadora de energia também certificada pela Unica e associada à ABRACEEL.

 Criado em 2015 pela UNICA, o Selo Energia Verde é concedido gratuitamente a consumidores e comercializadoras que adquirem energia renovável e sustentável, no caso bioeletricidade produzida a partir da cana-de-açúcar, desde que obedecendo às diretrizes do Programa de Certificação da Bioeletricidade.

 As usinas e grupos econômicos presentes para receber a homenagem ontem foram: Alta Mogiana, Balbo, Biosev, Bunge, Cerradinho, Cofco, Colombo, Nardini, Raízen, São Martinho, Tereos, Usina São João, Viralcool e Zilor. Do lado das comercializadoras estiveram presentes: América, BC, BTG Pactual, Capitale, Comerc, Delta, Ecom, Electra, Matrix, Pacto, Quantum, Safira, Votorantim e WX. A Copercana recebeu a homenagem na categoria de consumidores no mercado livre de energia.

A entrega das homenagens às usinas e para a Copercana foi feita pelo Reginaldo Medeiros, presidente-executivo da ABRACEEL. A gerente de Análise e Informações ao Mercado da CCEE, Débora Tortelly, fez a entrega da homenagem para as comercializadoras de energia.  

Durante o 9º Seminário sobre Bioeletricidade, além da homenagem, vários palestrantes também discutiram sobre o papel da fonte na matriz elétrica brasileira e suas perspectivas: Ricardo Cantarani, assessor de Petróleo e Gás da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Reginaldo Medeiros da ABRACEEL; Newton Duarte, presidente-executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN); Alessandro Gardemann, presidente-executivo da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABIOGÁS); Marcos Djun Barbosa Watanabe, pesquisador no Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e Rachel Martins Henriques, consultora da área de Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

 

Fonte: UNICA