Tecnologia e inovação no gerenciamento de resíduos e geração de energia alternativa

05/02/2020
A planta de pirólise também processa biomassas, dando origem a sub-produtos eficientes na agricultura e na indústria: solução para a saturação dos aterros sanitários — Foto: Crédito: Divulgação Biogeoenergy
A planta de pirólise também processa biomassas, dando origem a sub-produtos eficientes na agricultura e na indústria: solução para a saturação dos aterros sanitários — Foto: Crédito: Divulgação Biogeoenergy

A Biogeoenergy, empresa de energias renováveis que atua em todo o país e tem sede em Araraquara, está disponibilizando ao mercado um equipamento para processamento de resíduos e produção de combustíveis menos poluentes e mais eficazes, favorecendo a sustentabilidade e o meio ambiente. 

Graças à tecnologia desenvolvida pela Bioware, adquirida pela Biogeoenergy em 2019, o lixo é processado em alta velocidade produzindo o DWP, que é o diesel derivado do lixo urbano. Além deste, que pode ser utilizado em indústrias, cimenteiras, petrolíferas, termoelétricas e empresas com demanda de energia elétrica, o moderno equipamento também gera o Carvão de Alta performance (HI-Carbo). Trata-se, portanto, de uma máquina que representa uma solução valiosa para o problema da saturação dos aterros sanitários. 

Paulo de Tarso, CEO da empresa, explica que o Diesel é um combustível híbrido que preserva as características dos combustíveis de biomassa e de origem fóssil em um único produto. “É considerado um novo combustível social e ambientalmente corretos”, afirma.

Uma das principais características do produto é sua alta eficiência de queima, o que é possível graças à presença de oxigênio e pequenas gotas de água emulsionada, que intensificam a pulverização do combustível. Tem ainda o potencial de reduzir os altos custos com transporte, já que pode gerar energia distribuída geograficamente, permitindo a geração e consumo do combustível in loco. 

Outras soluções de impacto positivo

Além do lixo urbano, o equipamento de Pirólise também processa biomassas, como o eucalipto, e obtém como produtos o extrato pirolenhoso, utilizado na agricultura como inseticida e herbicida; e o óleo combustível (SmartOil), utilizado principalmente em caldeiras industriais. 

Dentre as soluções que a Biogeoenergy disponibiliza ao mercado, estão o processamento de pneus com aproveitamento do aço e do óleo combustível e o processamento do lodo de estações de tratamento de esgoto e água, obtendo insumos para a agricultura. “Também possuímos tecnologias eficientes e comprovadas no mercado de produção de biogás e biometano, através da biodigestão da vinhaça oriunda de destilarias de etanol, para a aplicação em frotas de caminhões e geração de energia elétrica” ressalta Paulo. 

Além das indústrias de diversos setores, as universidades e centros de pesquisas podem contar com uma gama de soluções e know how da Biogeoenergy, entre elas a produção de amostras para pesquisas de produtos de transformação, como bio-óleo, briquetes e outros combustíveis alternativos, além do projeto à operação assistida dos equipamentos em escalas laboratoriais e industriais. Os especialistas da empresa também realizam estudos técnicos, econômicos e de mercado para definir a melhor solução para cada cliente. 

“Além de oferecer o tratamento adequado aos resíduos, nossos produtos se enquadram nas normas nacionais, com laudos emitidos por instituições reconhecidas. Trabalhamos com modelos de negócios personalizados e competitivos no mercado”, ressalta Paulo.

  

Fonte: G1/ Por Biogeoenergy