APL METALMECÂNICO DE SERTÃOZINHO RECEBERÁ APOIO DO GOVERNO DO ESTADO

29/09/2023
APL METALMECÂNICO DE SERTÃOZINHO  RECEBERÁ APOIO DO GOVERNO DO ESTADO

Em encontro com empresários, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima afirmou que investirá em projeto para fortalecimento e desenvolvimento das indústrias do APL Metalmecânico de Sertãozinho.

 

Os empresários que participaram na manhã desta sexta-feira, 29, do encontro com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, na sede do CEISE Br, no Centro Empresarial Zanini, foram desafiados a apresentar ao Governo do Estado, projeto que tenha como objetivo desenvolver, de forma sustentável, as indústrias que participam do APL – Arranjo Produtivo Local Metalmecânico de Sertãozinho.

Jorge Lima se comprometeu a apoiar com recursos do Estado e das agências DESENVOLVE SP e INVEST SP, depois de receber ofício reivindicatório das mãos da Presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu Silva. “Me apresentem o projeto e estou dentro. Sou objetivo e direto. Me tragam o plano de trabalho que de imediato aprovo e envolvo as agências DESENVOLVE e INVEST”, afirmou Jorge Lima.

Para Rosana Amadeu Silva, “a presença do secretário e sua fala, configuraram uma grande abertura para que a indústria local, sobretuto as que estiverem no APL de Sertãozinho, possam receber investimentos para pesquisa, inovação, infraestrutura industrial com relação a logística, comunicações, integração industrial, gestão e tecnologia”, avalia a dirigente.

O documento entregue ao secretário, contextualiza breve avaliação da queda de participação da indústria, no cenário nacional na construção do PIB brasileiro, e em particular, a indústria Paulista, com um declínio constante e perda de market share diante de outros estados, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de acordo com estudo do IPEA avaliando a década de 2010-2020.

Faz parte dos pedidos do CEISE Br, a Reestruturação da política do APL, na sua governança e definição de metas, estudo, pesquisa, e análise de mercado - nacional e internacional, com o objetivo de avaliar a compatibilidade com o potencial de desenvolvimento do Arranjo Local;

Também contempla o texto, a necessidade de elaboração de plano diretor plurianual para infraestrutura industrial do Arranjo Produtivo Local, com gerenciamento de KPIs, individuais e coletivos para cumprimento de compromissos de sustentabilidade.

O ofício do CEISE Br, pede ainda, a colaboração do governo do estado, na identificação de ferramentas de desenvolvimento que possam integrar políticas públicas estaduais e ferramentas institucionais de desenvolvimento, como Desenvolve São Paulo e Investe SP.

Rosana Amadeu Silva, explica que “em breve, será entregue à Prefeitura de Sertãozinho, todos os documentos que possibilitem que o CEISE Br assuma a governaça do APL Metalmecênico de Sertãozinho e possa, com a colaboração dos empresários, elaborar o planejamento estratégico e planos de ação e trabalho pedidos pelo secretário Lima”.