CEISE Br prestigia sucesso do 17º Congresso Nacional da Bioenergia da UDOP

05/07/2024
Painel Magno - Foto: Flickr UDOP.
Painel Magno - Foto: Flickr UDOP.

Esta semana, o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), representado pelo seu gerente executivo, Paulo Garefa, conferiu o 17º Congresso Nacional da Bioenergia, organizado pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), no Campus da UNIP, em Araçatuba-SP. O evento, que reuniu os principais expoentes do setor, atingiu recorde absoluto, com mais de 1,8 mil congressistas ligados direta e indiretamente à indústria de bioenergia. 

A UDOP, entidade renomada com a qual o CEISE Br mantém uma parceria estratégica, firmou-se mais uma vez pelo seu trabalho técnico e fundamental junto às unidades produtoras de açúcar, etanol e outros derivados da cana-de-açúcar. O congresso não apenas abordou questões específicas dessa cadeia, mas também inaugurou com um painel Magno - "Projeto Combustível do Futuro - o papel do etanol na agenda de descarbonização", em que lideranças setoriais e do governo federal discutiram temas atuais e urgentes, como os programas Mover e Combustível do Futuro. 

Um dos pontos altos do evento foi o amplo debate sobre o papel do Brasil como protagonista na disponibilidade e desenvolvimento de fontes alternativas de energia, com destaque para o SAF (Sustainable Aviation Fuel), um biocombustível inovador voltado para aviação. Outra novidade, foi a participação do capitão de Mar e Guerra, Fernando Alberto Gomes da Costa, da Marinha do Brasil, comentando sobre os esforços do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC 72), sob sua coordenação, para a descarbonização do modal marítimo - responsável por 3% das emissões globais. 

Para Paulo Garefa, o congresso da UDOP é mais do que um evento para a troca de conhecimentos. “É um ponto de encontro de líderes e especialistas que moldam o panorama energético do país, buscando impulsionar as iniciativas ambientalmente responsáveis do setor sucroenergético, e reafirmando o compromisso conjunto de todos os atores envolvidos com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro da bioenergia no Brasil”.

--
Atendimento à imprensa
Gabriel Garefa | 16 98100-9100
Larissa Batistetti | 16 99296-8356